segunda-feira, junho 18, 2007

Perturbação IV



17 Fev. 2007 Encontro em Aveiro

JS discute casamento gay

O secretariado da Juventude Socialista (JS) discute hoje a possibilidade de apresentar na AR um anteprojecto para legalizar o casamento entre homossexuais, apesar do pouco entusiasmo que a questão gera de momento na Esquerda

O anteprojecto está pronto há mais de um ano, mas a JS assumiu o compromisso com a direcção do PS de só o apresentar no Parlamento após a realização do referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez (IGV), que terminou com a vitória do "sim".

Durante as jornadas parlamentares do PS, que decorreram esta semana, em Óbidos, o líder dos jovens socialistas, Pedro Nuno Santos, anunciou a intenção de avançar com um tema considerado «fracturante» e que tem sido desvalorizado pela direcção do partido.

Há precisamente um ano, quando apresentou o anteprojecto no Parlamento, Pedro Nuno Santos, afirmou que, «quanto a prioridades, as matérias de direitos fundamentais são questões sempre prioritárias» e que «não é compreensível a sua secundarização».

«Podem ser feitas várias coisas ao mesmo tempo. Nem a economia deixa de avançar nem as reformas deixam de ser feitas só porque estamos a debater o casamento civil», acrescentou.

Em Aveiro, o secretariado da JS vai discutir a oportunidade de reapresentar o projecto do casamento entre pessoas do mesmo sexo, que não prevê a adopção de crianças por casais homossexuais.

O semanário SOL, no entanto, avança nesta edição que PS, BE e PCP não estão interessados na discussão de temas fracturantes nos próximos tempos.

Lusa / SOL

Sem comentários: