quinta-feira, junho 14, 2007

Comunicado_Agressão no Algarve

É na qualidade de relações públicas do site AlgarveGay.com e na qualidade de vitima que vos venho espôr o que aconteceu no dia 7 de junho na Marina de Albufeira: O team AlgarveGay, constituido por mim e pelo meu companheiro de vida, desde hà já algum tempo que participa como co-organizador em vários eventos e castings de moda aqui no Algarve, em colaboração com Monica Cabeleireiros, um salão existente na Marina de Albufeira.

No dia 7 de Junho, como acontece desde alguns meses, mais um casting estava organizado, desta feita com uma agência de Lisboa e para o qual haviamos igualmente sido chamados, questão de tirar algumas fotos dos "miudos", para guardar no nosso book...:Tudo correu lindamente até cerca das 16 horas. Nessa altura, e durante um momento de pausa em que todos estavam no calçadão da Marina, fomos abordados por um fulano, que se veio a descobrir ter já sido fotografado por nós noutros locais, o qual abordou o meu companheiro, perguntando se era ele o fotógrafo, para o que eram as fotos, etc...: Vendo que essa pessoa estava alcoolizada e certamente drogada, afastámo-nos, para continuar a falar do que nos estava a preocupar: o casting. De repente, e em frente de cerca de 50 jovens que estavam presentes para o dito casting, começamos a ser tratados de "paneleiros", a receber ameaças do estilo: " vem cá paneleiro, que te parto a boca toda", ou " rabeta, vou-te matar"... Eu, como fervo em pouca água, dirigi-me ao tal fulano e perguntei-lhe de onde nos conhecia para ter propósitos daquele género... Ele disse-me que era dirigido ao meu companheiro, e passados alguns segundos atirou-se a ele agredindo-o... Ainda tentei separar a briga, mas o meu companheiro vendo que ele lhe tentava roubar das mãos a máquina fotográfica deu-me a máquina, e eu, talvez um pouco por medo, fugi trancar-me numa loja existente a alguns metros do acontecimento...:

O que aconteceu depois?... Seis outros individuos, e uma mulher, levantaram-se da esplanada existente a 20 metros do local, e começaram a agredir o meu companheiro. De repente, e vendo o que se estava a passar no exterior, a dona do salão veio cá fora, e assim que ela saiu foi igualmente agredida.: A nossa sorte?... Os perto de 50 "miudos" que estavam ali para o tal casting, que ajudaram a defender o meu companheiro, que caiu nas mãos destes animais!...: Conseguiu-se, após alguns minutos e após a chegada dos seguranças da Marina, afastar este grupo, que teimava em continuar a briga. O meu companheiro sangrava de um ouvido, e estava todo inchado, a dona do salão, tinha a cara inchada e os braços a ficar negros... eu, apenas recebi um murro na cara e um pontapé no estômago antes de fugir!: Como é obvio, chamou-se a GNR no momento.
Os agressores haviam fugido, mas como ainda me lembrei de tentar manter a cabeça fria, lembrei-me de pedir para apontarem a matricula do carro.
A GNR chegou cerca de 20 minutos depois de tudo... Foram muito prestaveis, tiraram apontamentos de tudo... O casting ficou abalado mas não destruido. O meu companheiro... tivemos de chamar uma ambulância, pois ele havia desmaiado... mas tudo bem, foi só uma quebra de tensão.

Agora pergunto-me: Seria isto tudo já programado, ou seria apenas um acaso, devido a excesso de certos produtos por parte de um grupo de individuos estranhos?... Será que este ataque, a caracter homofófico, contra a equipa do site AlgarveGay.com foi mais um exemplo do que acontece aos Gays portugueses de vez em quando, ou será que foi dirigido contra os organizadores do casting? A verdade é que fomos nós, as "bichas" do AlgarveGay.com, os primeiros visados. E isto enquanto estávamos apenas fazendo apenas o nosso trabalho.
Pergunto-vos mais: Como fazer, agora, para continuar a minha vida profissional?... Das autoridades, ainda nada está definido, nem sequer tratado... A nossa vida profissional passa por sair á noite, em locais para os quais o nosso atelier de webdesign realizou sites. Para mais, desde já alguns meses atráz, o AlgarveGay.com lançou a sua vertente de organização de eventos, o AlgarveGay Fever. Será que tudo isto, sendo algo de novo, uma tentativa de tornar a nossa terra mais evoluida e respeitadora dos gostos e costumes de cada um, está a afectar certos individuos da nossa sociadade, que continua a ser muito "portuguesa"???


Não se sabe! Violência gratuita, ataque planeado ou pura e simplesmente homofobia... A verdade é que estamos sinceramente a repensar todo o nosso modo de viver, de forma a ter um pouco mais de segurança, evitando que uma situação semelhante ou quiçá pior, possa voltar a acontecer.

Ricardo Cruz-Relações Publicas

Sem comentários: