segunda-feira, agosto 13, 2007

Gay Levis!

Os anúncios dedicados ao público homossexual, se bem que não usuais, já são vistos nas TVs internacionais. A novidade surge numa campanha da marca Levi’s, que produziu duas versões do mesmo anúncio: uma para hetero, outra para homosexuais. primeiro anúncio passa na MTV, o segundo no canal Logo, também da MTV mas dedicado a homossexuais.
«Achamos que falar especificamente para a comunidade gay é uma aproximação inteligente por parte dos responsáveis de marketing», afirma um dos responsáveis pelo canal ao site Advertising Age.

A opção parece ser eficaz, até porque o Portal Propaganda afirma que o poder de compra da população gay e lésbica corresponde a 641 mil milhões de dólares. Daí que este já não seja o primeiro anúncio destinado a este segmento de mercado.

O site refere outras publicidades que deram o ‘mote’, abrindo novas perspectivas para este mercado a explorar.

É o caso da marca de whisky Johnnie Walker onde duas mulheres aparecem juntas num casamento. Apesar de se dar a entender inicialmente que são damas de honor, elas são de facto as noivas.

Também a companhia de telefones móveis T-Mobile, abre precedentes, com um anúncio com dois homossexuais que promovem telefonemas gratuitos entre casais.

«Até recentemente os gays eram figurantes para atingir o público hetero, seja pelo ar de modernidade, pelo estilo, seja mesmo pelo humor. Agora tornaram-se o alvo da mensagem», diz Mike Wilke, director da Commercial Closet, uma ONG que controla a imagem dos homossexuais na publicidade de grandes empresas, ao Portal Proganda.

As estatísticas apresentadas por este site anunciam que, nos Estados Unidos, a publicidade com personagens gays corresponde a mais da metade dos anúncios nos media.

Ainda nesta região, há três anos os números cingiam-se a dez por cento do total. A tendência já chegou à Europa, onde a França, a Inglaterra e a Alemanha são os países mais avançados neste tipo de publicidade.

1 comentário:

Angell disse...

Já conhecia o anúncio e achei engraçado... Aos poucos vão compreendendo o que podem ganhar com o mercado homossexual...

talvez assim as mentalidades também se possam abrir! :)

Fica bem!

Bjs!